Fases da Lua podem ditar a quantidade de horas de sono, aponta estudo - Tudo do Bem

Fases da Lua podem ditar a quantidade de horas de sono, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e Argentina divulgou os resultados de uma pesquisa científica, na publicação ScienceAdvance, que indicam uma possível ligação entre as horas de sono e as fases da Lua.

+Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso “LabJovem”
+Rio de Janeiro sediará Mundial de Bocha Paralímpica em 2022
+Covid-19: São Paulo supera a marca de 200 mil vacinados

Foram avaliados durante seis semanas os padrões de sono de 98 voluntários do povo indígena Qom, da Argentina, moradores de comunidades rurais com e sem acesso à eletricidade, e o resultados foram comparados com 464 estudantes da cidade de Seattle (EUA).

Apesar dessas diferenças sociais e culturais, um padrão em comum encontrado nos participantes do estudo é que nos dias antecedem a uma Lua Cheia as noites de sono começaram mais tarde e tiveram duração menor do que nos outros dias. Os dados apontam que nos dias de Lua Cheia o sono foi em média 20 minutos mais curto do que na Lua Nova.

Para os cientistas, essa influência da Lua Cheia no tempo do sono pode ser um mecanismo biológico criado para permitir o desenvolvimento de atividades laborais ou sociais noturnas numa época em que não existia a luz elétrica. Nos voluntários urbanos, a disponibilidade de luz elétrica acabou amplificando ainda mais esse efeito das fases da lua.

  • arrow